A Ordem Hospitaleira

A Casa de Saúde São João de Deus, instituição pertencente à Ordem Hospitaleira de São João de Deus nasceu no seio dessa Ordem Religiosa.
A Ordem Hospitaleira de São João de Deus (OH) é uma Ordem Religiosa laical masculina da Igreja Católica, vocacionada para a promoção da saúde e ação social.
Foi fundada por São João de Deus, na Espanha e aprovada canônicamente em 1572. Tendo recebido como herança o carisma da hospitalidade, a sua missão, seguindo o exemplo de seu fundador, consiste no serviço aos doentes e às pessoas necessitadas.  

Atualmente a OH está presente em 50 países, constituída com cerca de 1.187 Irmãos (religiosos consagrados) distribuídos em mais de 200 Comunidades, atendendo cerca de 300 Obras Apostólicas: hospitais, clínicas, centros psiquiátricos, albergues, lares, ambulatórios, ONGs e projetos sociais diversos. O seu modo de evangelizar consiste em acolher a todos, respeitando a identidade e a situação em que cada um se encontra, sua fé, seus conceitos. A Ordem Hospitaleira atua dentro de seus Centros de forma ética e respeitosa. Realiza  eventos religiosos, atendimentos de escuta aos pacientes e  auxílio para o que for preciso, buscando  sempre uma aproximação com Jesus Cristo, o  sentido de sua existência, porém, sem intervir na liberdade de cada paciente que  ali se  encontra. 
 
Fundação da Casa de Saúde
Durante a década de 80, observa-se a necessidade de um serviço especializado em saúde mental para o atendimento do público masculino.
Conhecendo as obras assistenciais da Ordem Hospitaleira de São João de Deusno mundo, o então Cardeal e Arcebispo de São Paulo Dom Paulo Evaristo Arns, convida aos Irmãos da Ordem Hospitaleira para viabilizarem este audacioso projeto. Nesta época, através da presença do Frei Julio Faria, adquiri-se o terreno da Casa de Saúde, em local de natureza exuberante e erma, próximo ao Pico do Jaraguá.
A pedra fundamental foi firmada em 08.03.1987. A construção finaliza-se aos poucos, tendo sua conclusão em 1989.
Com o tratamento especializado em álcool, drogas e demais doenças mentais, a Casa de Saúde São João de Deusmantém em seus 20 anos, qualidade assistencial em seu regime de internação hospitalar, e equipe qualificada à reinserção extra-hospitalar.
 
Missão
Proporcionar atendimento integralizado ao portador de doença mental e dependências químicas, embasados nos princípios da hospitalidade, humanização e ética, através de parceiros, colaboradores e equipe capacitada visando a promoção da saúde, valorização da dignidade humana, adotando como premissas as atuais políticas assistências de saúde mental.
 
Visão
Tornar-se uma instituição proativa para as questões de saúde publica, com trabalhos de profilaxia direcionados a população, vinculando em nossas abordagens a valorização da vida e do potencial humano.
 
Infraestrutura
Estamos em um espaço físico de aproximadamente  29 mil metros quadrados, próximo ao Parque Estadual do Pico do Jaraguá, em uma área privilegiada com amplo espaço verde, onde contamos com diversas espécies de plantas, arvores e flores, tais como: Pinheiro, Ipê, Palmeira, Roseira, Pingo-de-ouro, Girassol, Adélia, Cravos, Abacateiro, Mangueira , e a Romãzeira símbolo da Ordem Hospitaleira.
 
Contamos com:
 
Médicos 24 hs por dia;
Psicólogos;
Terapeutas Ocupacionais;
Assistentes Sociais;
Equipe de Enfermagem treinada na atenção à saúde mental;
Nutricionista;
Musicoterapeuta;
Farmacêutico;
Professor de Ed.Física;
Equipe de Recreadores;
Atendimento Ambulatorial.
 
Estrutura Física:
Unidade para pacientes portadores de transtornos mentais em geral;
Unidade especifica para Dependentes Químicos;
150 leitos;
Apartamentos;
Enfermarias de até 3 leitos;
Setor de Terapia Ocupacional;
Sala para atendimento e orientação às famílias;
Salas para Terapias Individuais e em Grupos;
Salas de TV;
Auditório;
Quadra Poliesportiva.
 
 
 
 

 

  • Casa de Saúde SJD
    Estr. Turística do Jaraguá, 2365
    Cep 05161-000
    São Paulo - SP

  • Contatos
    11 3904 1993
    11 3901 9100
    diretoriaohbrasil@uol.com.br

autor